12 Mulheres, 12 Vozes

Numa manhã que prometia chuva, tivemos um sol tímido por companhia, no justo tempo do percurso pelas ruas Ferreira Borges e Visconde da Luz, para ver a exposição de fotografia assinada por Rita Carmo. São doze montras, de outras tantas lojas, que acolhem nomes maiores da música portuguesa. Marisa, com o Tejo a seus pés, na loja das conservas, Comur. Ana Moura, com os livros em volta, na Livraria Bertrand. Surma e os seus cabelos pintados, na Colorvita. Cidália Moreira, em cujo rosto sobressai um brilhante adorno, na Ourivesaria Costa. Celina Pereira, e o seu inseparável acordéon, rodeada de objectos autênticos do nosso artesanato e de produtos tradicionais portugueses, na Sweet Art. Mísia, com a sua elegante boina e a caixa de chapéus a seu lado, na Salgueiro’s. Cristina Branco, na pausa de uma imaginada sessão de modelo para uma aula nas Belas Artes, na PEDEMEIA. Maria João, entre novelos e lãs, com a sua cabeleira negra, na Tricots Brancal. Carminho, em perfil majestático, na Casa Baltazar. Márcia, no seu longo vestido de seda, entre tecidos deslumbrantes, de variadas cores e texturas, na avenida 7. Aldina Duarte, com asas de anjo, pendurada no eléctrico, que ali passava décadas atrás, na Pastelaria Visconde. Gisela João, em pose obtida no interior de um edifício lisboeta, mas cuja atmosfera e elegância nos transportam para o histórico Café Santa Cruz.

Em todas elas, brilha o talento de Rita Carmo. No coração da Baixa, doze imagens que merecem o nosso olhar. Até 30 de Abril.

Findo o passeio, recolhemos ao Café Santa Cruz, para uma conversa com Rita Carmo, excelentemente conduzida por Sara Meireles.

Ficam as imagens dessa bela manhã!

Copyright das fotos: Rita Carmo e Teresa Soares