Visita Orientada
“Três Mulheres Singulares: a Matrona, a Rainha e a Pintora”

14 de Abril

Por Carlos Santos, Pedro Ferrão e Virgínia Gomes

Visita orientada em torno de três figuras femininas representadas nas obras das colecções do Museu e que evocam a sua memória: Agripina-a-Antiga; Rainha Santa Isabel e Josefa d’Óbidos.

Museu Nacional de Machado de Castro

15h00

Entrada Livre (máximo 20 participantes mediante inscrição prévia para MNMC 239 853 070)

Duração 60 minutos

Retrato de Agripina

DGPC|ADF – Arquivo de Documentação Fotográfica.

30 – 40 d. C.

MNMC 10135

Agripina, a Antiga, sogra do imperador Cláudio e avó de Nero, foi uma mulher singular casada com Germanicus, um dos mais respeitados generais romanos. Pela sua coragem e honradez, tornou-se um exemplo de matrona para as mulheres do seu tempo.

Rainha Santa

DGPC|ADF – Arquivo de Documentação Fotográfica.

1540-60

MNMC11268

Aqui representada no mais célebre dos seus milagres, a dimensão de Isabel de Aragão [1271-1336], como Rainha e Santa, é bem expressa na forma como viveu para os mais desfavorecidos, recebendo destes a devoção e o respeito que ainda hoje persistem no culto popular que lhe é dedicado.

Maria Madalena

DGPC|ADF – Arquivo de Documentação Fotográfica.

c. 1650

MNMC 2649

Josefa de Ayala y Cabrera [1630-1684], mais conhecida como Josefa de Óbidos, herdou do pai, Baltazar Gomes Figueira, a vocação para a pintura. Foi uma mulher emancipada e culta, cuja fé reflete a espiritualidade do século XVII, com um longo percurso artístico, pintora de naturezas mortas e de composições devocionais.