“Num Milionésimo de Segundo”

Exposição de Ilustração de Catarina Sobral

Enquanto o Senhor VAZIO passa o dia em busca de algo que o preencha, O MEU AVÔ escreve ridículas cartas de amor durante horas a fio. Mas um dia, os pontos decretam GREVE. Parece IMPOSSÍVEL! TÃO TÃO GRANDE confusão jamais se viu... Até que, num velho arquivo da Universidade de COIMBRA, alguém se lembra de uma palavra muito antiga e já esquecida. ACHIMPA!

2 de Abril

Museu Nacional de Machado de Castro
(Sala António Augusto Gonçalves)
18h00 (Inauguração)

Entrada Livre
Até 28 de Abril

© Teresa Freitas
© Teresa Freitas

Catarina Sobral é reconhecida como um dos maiores talentos da ilustração nacional. O seu álbum de estreia, GREVE, recebeu uma menção especial do Prémio Nacional de Ilustração 2011, e ACHIMPA, o seu segundo livro, foi distinguido, em 2013, pela Sociedade Portuguesa de Autores, como Melhor Livro Infanto-Juvenil. Em 2014, chegou a vez do reconhecimento internacional. O MEU AVÔ, terceiro livro da autora/ilustradora, conquistou o reputado júri da Feira do Livro Infantil de Bolonha, que lhe atribuiu por unanimidade o Prémio Internacional de Ilustração. No mesmo ano, seria publicado VAZIO, uma história sem texto narrada por imagens. Em 2016, TÃO TÃO GRANDE troca por miúdos um dos livros mais conhecidos de Kafka, e 2018 fica marcado como o ano da conquista do Universo, com o livro IMPOSSÍVEL. Em 2019 lança o mapa ilustrado COIMBRA, a cidade onde toda esta história começou…

Numa reflexão subtil sobre a linguagem, o tempo e os afectos, as imagens de Catarina Sobral transportam-nos para um universo muito peculiar, composto por palavras misteriosas e inúmeras cartas de amor, disfarçadas de ilustrações e endereçadas a artistas e escritores vários, como James Joyce, Fernando Pessoa, Franz Kafka, Édouard Manet, Jacques Tati e Charlie Chaplin.

*ver Lançamento de “Coimbra”, 14 de Abril

Catarina Sobral