Mulheres na Arquitectura

13 de Abril, 16h00

com Letícia Callou, Patrícia Pedrosa, Susana Lobo

Organização: Mulheres na Arquitectura

Casa da Escrita.
Entrada Livre

Os papéis e os estereótipos de género encontram-se presentes nas distintas profissões e configuram modos diversos de se estar dentro das mesmas. Na arquitectura não é diferente. Sendo uma profissão tradicionalmente masculina, mas com uma feminização crescente pelo menos em Portugal, levantam-se questões que profissionais e universidades devem debater e confrontar. Neste sentido, procurar-se-á discutir como é que a ideia do ser-se "arquitecto" se cruza com o contexto social actual, com perspectiva de género?

Letícia Callou

Natural de Recife, estado de Pernambuco, Brasil, está em Portugal desde 2016. Tem 22 anos e frequenta o 3° ano de arquitetura da Universidade de Coimbra. Integrou a organização Fem.in em 2017, com a realização de alguns eventos, nomeadamente sessões de filmes, conversas abertas e debates ao longo de quase dois anos de existência daquele colectivo. Participou com a UMAR na organização de actividades sobre o 8 de Março e com o Agora Pensa, em Coimbra, dedicado às questões sociais e políticas, com foco sobre a mulher.

Patrícia Santos Pedrosa

Arquitecta, feminista, investigadora, professora, activista e mãe (não necessariamente por esta ordem). Professora Auxiliar Convidada (Universidade da Beira Interior). Investigadora Integrada do Centro Interdisciplinar de Estudos de Género (ISCSP, Universidade de Lisboa). Investigadora Responsável do projecto W@ARCH.PT - Arquitectas em Portugal: construção da visibilidade, 1942-1986 [PTDC/ART-DAQ/32388/2017]. Fundadora e Presidenta da associação Mulheres na Arquitectura (Portugal). Licenciada em Arquitectura (FA-UTL, 1997), Mestre em História de Arte (FCSH-UNL, 2008), Doutorada em Projetos Arquitectónicos (ETSAB-UPC, Catalunha, 2010) e com uma Pós-Graduação em Estudos Feministas (CES/FL, Universidade de Coimbra, 2016). Tem diversos livros, capítulos e artigos publicados, assim como presença em diversas conferências, congressos e seminários internacionais

Susana Lobo

Arquiteta, licenciada pelo DArq-FCTUC (2002), onde leciona desde 1998 e actualmente é Professora Auxiliar. É doutorada em Arquitetura, na especialidade de Teoria e História da Arquitetura, pela Universidade de Coimbra (2013) com a dissertação “Arquitetura e Turismo: planos e projetos. As cenografias do lazer na costa portuguesa, da 1.ª República à Democracia”, no âmbito da qual foi bolseira da FCT. Desde 2015, integra o programa de doutoramento Coimbra Studio do DArq-FCTUC e é responsável pela unidade curricular de Urbanismo, Arquitetura e Turismo, que criou nesta instituição. É autora de Pousadas de Portugal: Reflexos da Arquitetura Portuguesa do Século XX (Coimbra: Imprensa da Universidade, 2007).

Fez parte do Comissariado Regional da Área Norte do “Habitar Portugal: 2000-2002” (CDN-OA, 2003); da Comissão Organizadora de “Távora: Exposição de projetos e desenhos de Fernando Távora” (Coimbra Capital Nacional da Cultura, 2003); e foi membro da equipa do Centro do IAPXX - Inquérito à Arquitetura do Século XX em Portugal (OA, 2004-2006).

Foi curadora da exposição “Risco Interior: o desenho de mobiliário na Cidade Universitária de Coimbra” (Ano Zero: Encontros de Arte Contemporânea de Coimbra, 2015) e foi coordenadora científica do respetivo catálogo (Coimbra: Edições Almedina, 2015).

Sobre as relações entre Arquitetura, Território, Paisagem e Turismo, sua área de especialização, tem vindo a participar em diversos encontros científicos, nacionais e internacionais.

De 2014 a 2016, foi membro do Secretariado do Núcleo de Arquitetos da Região de Coimbra, tendo sido coordenadora científica da publicação Construir a Paisagem: O povoamento florestal da costa entre Mira e Quiaios (NARC/OA-SRN, 2016) e autora das monografias José Isaías Cardoso: Um moderno na Figueira da Foz (NARC/OA-SRN, 2016) e Vasco Cunha: O Arquiteto e a sua Cidade (NARC/OA-SRN, 2017).