Teatro para a Infância
“Mulheres Incríveis!”

pela Camaleão

30 de Abril

“Mulheres Incríveis!”

pela Camaleão

Escola Básica de Solum Sul - Agrupamento de Escolas Eugénio de Castro*

11h00 /14h45

*sessões reservadas aos alunos da Escola

Mulheres Incríveis é um espectáculo de animação para escolas do 1º ciclo, inspirado na vida de quatro portuguesas extraordinárias: Brites de Almeida, a padeira de Aljubarrota; Josefa de Óbidos, a primeira mulher a tornar-se pintora em Portugal; Beatriz Ângelo, a primeira mulher a votar no nosso país e Sophia de Mello Breyner Andresen, a nossa grande poetisa.

O espectáculo aborda temas como a história de Portugal, a arte (pintura e música), os direitos cívicos das mulheres ou a escrita de poesia. Propõe actividades que visam o desenvolvimento da atenção, de capacidades matemáticas, de organização espacial e de expressão corporal e verbal (comunicação) e ainda o debate de ideias com os alunos sobre arte e educação cívica.

Acima de tudo, pretende ser um momento de aprendizagem e reflexão, divertido e lúdico. Quatro viagens a territórios desconhecidos, guiadas com algum humor e muita seriedade.

Ficha Técnica

Guião, textos e direção: José Geraldo

Interpretação e animação: Cláudia Morais

Produção: Cláudia do Vale

José Geraldo

Nasceu em 1960. Actor, encenador (de teatro e ópera), escritor (sobretudo de teatro, mas não só), narrador oral, enfim… criador. Dá aulas na Universidade de Aveiro. Tem formação académica superior em várias áreas: direito, bibliotecas, teatro, dramaturgia europeia e materialidades da literatura. Faz parte da Camaleão – Associação Cultural, desde o início, em 2000.

Cláudia Morais

Mestre em Estudos Artísticos pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, iniciou a sua vida profissional na área da educação pela arte. Implementou um serviço educativo no Teatro-Cine de Pombal, esteve um ano a assistir o Serviço Educativo do Museu da Ciência da UC e foi convidada a colaborar com a CultRede/CultIdeias (Lisboa) na produção de conteúdos e na concepção e dinamização de actividades no seu sector educativo, implementadas em escolas e bibliotecas de todo o país. Actualmente, tem colaborações pontuais com a Casa da Esquina (Coimbra) e com a Camaleão (Coimbra) nas áreas da educação e mediação de públicos, tarefa que tem sempre pautado a sua integração na equipa do Teatro Académico de Gil Vicente (Coimbra). Paralelamente, colaborou com os Estudos Curatoriais da UC com actividades para a infância, bem como com a Talkie Walkie (Porto) no mesmo âmbito.

A Camaleão – Associação Cultural

É uma associação sem fins lucrativos, sediada em Coimbra, cujos objectivos são a produção e realização de eventos culturais. Foi constituida em 1999 por profissionais de diversas áreas artísticas (da arte dramática e de contar histórias à escrita poética e para cena; da imagem à música) no âmbito da sua prática e do seu estudo (da sociologia do espectáculo aos estudos de teatro).

Desde a sua criação produziu e apresentou espectáculos de teatro, música e poesia, realizou exposições, organizou e participou em formações associadas às artes performativas, e, desde 2002, desenvolve também um trabalho sistemático na área dos contadores de histórias (formação e sessões de contos).

Camaleão-Associação Cultural

Rua de S.Teotónio, nº 56-3º
3030-377 Coimbra

Telf./Fax: 239 482 128
Telm.: 91 843 11 55

e-mail: camaleao.ac@gmail.com

claudvale@gmail.com