Encontro com Rita Carmo

Dia 6 de Abril

Conversa conduzida por Sara Meireles Graça


Café Santa Cruz
12h00

Rita Carmo foto ©jose sena goulao.jpg
Rita Carmo foto © José Sena Goulão

«Costuma dizer-se que se não passou na televisão é porque não aconteceu. Da mesma forma, pode afirmar-se que se Rita Carmo não fotografou é porque não é música portuguesa. Aquilo que guardamos de um músico ou de um grupo não se limita à sucessão de notas por uma determinada ordem, implicando também um imaginário visual. E ninguém, em Portugal, ajudou e ajuda a traduzi-lo de forma tão absolutamente certeira como Rita o faz. A ponto de se confundir com a imagem que interiorizamos dos artistas e com a apreensão que fazemos das suas músicas.

Sendo o olho oficial do semanário musical Blitz desde 1992, pela sua lente passaram praticamente todos os nomes graúdos da mais criativa e vital expressão sonora nacional; uma mão-cheia de novos talentos; e uma série de exemplos internacionais incontornáveis na história da cultura nos séculos XX e XXI.

Uma pequena mas esclarecedora parte do seu trabalho conheceu edição em Dezembro de 2003, através do álbum fotográfico Altas-Luzes (ed. Assírio & Alvim).

Nesse documento, como nas imagens que fazem parte do livro Portugal XXI - Imagens de Sons Portugueses (ed. revista BLITZ, Novembro 2008), faz-se prova da sua maior qualidade: a de se deixar “engolir” pelo imaginário dos artistas fotografados, e, juntamente com eles, reinterpretar a sua obra.»

Gonçalo Frota (in “Bandas Sonoras - 100 Retratos na Música Portuguesa”, ed.Chiado 2013)

Sara Meireles Graça

Sara Meireles Graça

É Professora Adjunta da Área de Ciências da Comunicação, das Organizações e dos Media na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Coimbra (ESEC-IPC). Enquanto docente na Licenciatura em Comunicação Social da ESEC é também co-responsável pelo processo de integração e de orientação académica dos estudantes de jornalismo em estágios curriculares nas redacções.

Os seus tópicos de investigação têm sido as transformações no jornalismo e nos jornalistas no novo ambiente económico e tecnológico da indústria dos media, áreas onde tem publicado. É membro do Projecto Científico em 'Estudos Sociais de Ciência e Tecnologia’ , sob coordenação de José Luís Garcia, no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa (ICS-UL).

Foi jornalista profissional entre 1996 e 2000.