10 Mulheres que marcaram a vida de Jesus

8 de Abril, 18h30
com Padre Nuno Santos

Casa da Escrita
Entrada Livre

No mapa existencial de Jesus não havia fronteiras. Nunca aprendeu a conjugar a palavra discriminação. Para ele cada pessoa com quem se cruza é isso mesmo - uma pessoa. Uma pessoa que precisa de amor, de perdão, de vida e de esperança. Neste sentido, as mulheres ocupam um lugar surpreendente na sua vida e na sua acção. Quando pensamos no contexto em que vivia ficamos impressionados com um evangelho tão radical na atenção ao feminino.

Padre Nuno Santos

Reitor do Seminário Maior de Coimbra, acumulando com outros cargos, entre os quais: Director do Secretariado Diocesano da Pastoral Vocacional; Diretor do Pré-Seminário; Diretor do Instituto Dom Miguel da Anunciação; Assistente do Secretariado Diocesano da Pastoral Familiar; coordenador das Celebrações Diocesanas; membro do Conselho Episcopal; membro do Secretariado Coordenação Pastoral; membro do Colégio dos Consultores; membro do Conselho Presbiteral; membro do Cabido da Sé de Coimbra.

Desempenha várias funções docentes, nomeadamente, como Professor do Seminário de Teologia, na Faculdade de Teologia da Universidade Católica do Porto; e Professor de Teo. Fundamental I e Teo Fundamental II, na Escola de Teologia e Ministérios em Coimbra. Colabora com o Mestrado de Cuidados Paliativos da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra.

Foi ainda director do Boletim Diocesano; diretor do Instituto Universitário Justiça e Paz, Assistente Nacional do Serviço Nacional da Pastoral do Ensino Superior (SNPES) e Delegado da Conferência Episcopal Portuguesa à Pastoral Universitária da Europa. Foi pároco em 15 comunidades. Foi membro da Comissão de Ética do IPO de Coimbra.

Doutorado em Teologia Dogmática pela Pontifícia Universidade Gregoriana, Roma. Possui ainda o Grau de Mestre em Ciências da Educação, especialização em Psicologia da Educação, pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra. É licenciado em Teologia, pela Universidade Católica Portuguesa.

Tem colaborado na organização de Congressos, Encontros e Colóquios e participado ainda em Conferências e Debates. É também autor de várias publicações e artigos. Desempenha regularmente acções de voluntariado, destacando-se o trabalho que realizou com mães solteiras e prostitutas.